sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os Beatles no traço de Xavi

O blog apresenta o cartunista e caricaturista Xavi, natural de Avaré, vive na capital do estado de São Paulo trabalhando com caricaturas e publicando ilustrações e cartuns em vários veículos da imprensa. Premiado em vários salões de humor com suas caricaturas colabora com um trabalho de primeira linha para nosso blog.



BDA- Quando começou seu interesse pela caricatura?

Xavi- A caricatura despontou muito cedo na minha vida. Desenhava bastante quando pequeno e tudo começou no colégio ainda. Estava no segundo colegial com 15 anos, na época ainda era colegial mesmo, e brincava muito de desenhar colegas e professores zoando com a cara deles.
Eu não achava que desenhava bem, mas todo mundo se divertia um bocado.
Na hora do intervalo eu não descia pro recreio, ficava mandando bala com o giz na lousa. Quando chegava todo mundo era aquela farra, a lousa cheia de desenhos e caricaturas. Até os 26 anos era apenas diversão.
 Quando fui trabalhar na revista Istoé pude usar algumas vezes a caricatura em ilustrações pra revista.

Depois começaram a solicitações para caricaturas ao vivo em eventos, mas foi depois dos 40 anos, em Avaré, é que me interessei de verdade.

BDA- Quais técnicas utiliza em suas caricaturas e qual foi aplicada nesta sua colaboração ao blog?

Xavi- Assim fui buscando aprimorar, utilizando ecoline, guache, e nanquim. Logo descobri o lápis dermatográfico, utilizado nas caricaturas dos rapazes de Liverpool. Depois ganhei de presente uma caixa do lápis aquarela Caran D’Ache de um amigo italiano (o Derbesi).
Não parei mais e a cada caricatura tenho descoberto melhores jeitos de usar esse material e de observar bastante os grandes mestres, especificamente nosso amigo Fernandes.
Tenho aprimorado a técnica de deformação pra chegar numa caricatura interessante.

BDA- Qual sua primeira lembrança sobre a obra dos Beatles?

Xavi- Era muito pequeno ainda quando ouvia nos rádios as belas músicas dos Beatles. Uma música me marcou muito (Michelle), mas fui curtir mesmo bastante tempo depois.
Porém pra mim Beatles significam uma reviravolta pacífica nos valores e sentimentos. E de outro lado os Rolling Stones uma reviravolta de guerra nesses valores e sentimentos, mas isso é outra história. Quando os Beatles tomaram forma na minha vida, John Lennon já estava morto, uma pena.

Um comentário:

  1. Grande, Mastrotti.
    Parabéns pelo blog, demais as entrevistas, matérias e principalmente as caricas.

    Luz e paz sempre.

    Alex Sander

    ResponderExcluir