sábado, 8 de setembro de 2012

Caricaturas dos Beatles por Morettini






































Sérgio Morettini é um mestre brasileiro das HQs, premiado com o “Ângelo Agostini”, ganhador  do troféu HQMIX  de melhor revista infantil brasileira, com seu personagem Mico Legal, premiado na Romênia com caricaturas, animador 2d, roterista, cartunista, ilustrador, professor etc. Dentre alguns destaques, a animação de Aladim e Goofy Troop da Disney para a TV, a parte animada para o filme “A princesa Xuxa e o Cavaleiro” e quadrinhos de Chaves, Chapolim, Zé Carioca, Senninha e Os Trapalhões, ufa, com vocês, Morettini! 


BDA- Como iniciou o seu interesse pela caricatura na sua carreira tão diversificada dentro da arte do desenho?

Morettini - Bom, comecei na escola secundária, para tirar sarro dos colegas e professores. Mais tarde, desenhava charges com caricaturas de colegas que tinham aprontado alguma e colocava furtivamente nas mesas de desenho animado dos estudios em que trabalhava, só para ver a reação dos amigos sacaneados.
As caricaturas foram se tornando parte do meu trabalho quando as revistas  solicitavam esse tipo de serviço. O amigo da onça, na revista Bolas, sempre aparecia  junto a alguma figura da atualidade que era caricaturada por mim  com grande carinho.
Aí a história continua em eventos, aniversários, bar mitzvah, salões de humor, churrascarias...

BDA- Quais técnicas você utiliza para elaborar as caricaturas?


Morettini- As técnicas são várias. Eu faço a mão o desenho, a arte final e a cor, mancho com lápis coloridos ou aquarela, as vezes desenho e finalizo para logo escanear e pintar no photoshop.
algumas destas caricaturas em particular tem sido usadas em camisetas só no traço, na galeria do rock,  para serem vendidas ao público em geral, coloco em blogs e facebook também.


BDA- Você ainda lembra da primeira vez que ouviu Beatles? Como foi isso?
  
Morettini- primeira vez que ouví falar foi na época em que eles estavam estourando. Eu era criança bem pequena e escutava meus pais falarem sobre o cabelo e as roupas dos caras. Os mais velhos criticavam, tinha até aquele preconceito pelo comprimento das jubas, questionando a masculinidade dos moçoilos.
Na TV em preto e branco viamos  o desenho animado e dançavamos  ao som dos seus hits, a empatia foi instantânea e continua até hoje.

BDA- O que mais te chama a atenção nos Fab Four?

Morettini- O que falar dos Beatles que não seja redundante?
A música é inquestionável, vanguardismo, pionerismo, criatividade, procura espiritual, posicionamento político, acho que o que mais me agrada do conjunto é a  sua interatividade, a soma das potencialidades não conflitivas, pelo menos no inicio, a cumplicidade, o entrosamento, a irrevênrencia, o confronto com o formalismo imperante, eles quebraram paradigmas.
O sonho acabou, mas a soneca continua por décadas!




Paul McCartney e a atual esposa Nancy.










































John Lennon.



































John e Yoko em cartum publicado no livro, premiado
com o HQMIX de melhor livro de cartuns de 2002,
"Humor pela paz e a falta que ela faz".













Nenhum comentário:

Postar um comentário