sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os Beatles e a nudez!




Dentro  do universo  estético  dos Beatles, podemos notar que não existe a utilização da nudez nas capas de seus discos. Isso é muito claro. Suas criações eram muito bem planejadas e nada era feito ao acaso. Onde realmente não havia critério e controle algum sobre suas capas foram nos primeiros anos, principalmente com material lançado fora do Reino Unido. Particularmente os chamados “sigles”(compactos no Brasil). Cada gravadora local fazia o que queria e hoje, temos uma inacreditável variedade de capas, do Japão à Argentina, que variam de um cuidado elegante com o design gráfico, ao apelo extremo popular .Mas como aconteceu esta abordagem estética em suas carreiras solo ?
Pesquisando a obra de todos , há apenas duas ocorrências respectivamente. Uma de John Lennon, muito conhecida  e outra de Paul McCartney.
Neste post abordarei primeiro a de Paul McCartney, a mais recente. A de John fica para outro post.
Paul McCartney é conhecido por ter uma produção musical enorme. Sua disposição para compor e produzir é invejável.
Pelos idos dos anos 90, ele se une com o produtor e baixista Youth (ex- Killing Joke), para lançar um LP sob o codinome “The Fireman”. O álbum, Oceans Ships Forest, com música eletrônica, foi lançado em 1993.Naquele momento ninguém sabia que se tratava de uma obra de Sir Paul pois não havia nenhuma informação a esse respeito na capa do LP.
Em 1998  lançou Rushes que, através de um vazamento para a  imprensa, fora divulgado como um disco de Paul McCartney. O Fireman gravou 3 versões da música “Fluid” e em 1999 foi lançado o single em vinil apenas no Reino Unido, The Fireman - Fluid  (Out Of  Body  with  Sitar  mix), sendo esta a única com a utilização do instrumento indiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário