domingo, 24 de fevereiro de 2013

Beatles por Sebastian Krüger!

Este alemão aficcionado pelas personalidades do Rock trabalha suas telas com acrílico, muitas vezes chegando a mais de 2 metros de altura. A web possui muita coisa deste pintor hiper realista.Aquí no blog, destacamos a produção recente deste artista intitulada "Fab4" com medida original de 240x120cm.


domingo, 17 de fevereiro de 2013

Morre o professor dos Beatles


Tony Sheridan - nome artístico de Anthony Esmond O'Sheridan McGinnity -, guitarrista e compositor britânico, antigo parceiro dos Beatles, morreu, sábado passado (16/02/13), em Hamburgo, na Alemanha. Tinha 72 anos.
Ele esteve no Brasil em 2010 quando fez um show na praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. Na ocasião, Sheridan se apresentou ao lado da banda “Clube Big Beatles”, um dos mais tradicionais grupos brasileiros de tributo ao grupo inglês.
Sheridan abandonou a escola muito cedo, para ser músico. Em 1958 fez excursões pelo Reino Unido com artistas dos Estados Unidos como Conway Twitty, Gene Vicent e Eddie Cochran. No final dos anos 1950 tornou-se pioneiro, aos ser o primeiro músico a tocar com uma guitarra elétrica num programa gravado, ao vivo, na televisão britânica.
No começo dos anos 1960, Tony Sheridan tocou com várias bandas de apoio, entre elas os Beatles. Esta convivência foi considerada muito importante na carreira dos quatro rapazes de Liverpool.
 

Este disco saiu em 1962 no Brasil antes do advento da Beatlemania


Este disco foi lançado em 2011, como edição comemorativa de 50 anos de seu lançamento original.
A diferença é que nesta edição temos as 7 músicas onde os Beatles atuaram, incluindo duas sem Tony Sheridan. Destas faixas exclusivas temos uma com vocal de John,"Ain't She Sweet", e outra instrumental, "Cry for a shadow". Esta última possui uma rara parceria na composição entre john Lennon e George Harrison.

Em 1961, quando os Beatles regressaram a Hamburgo, para apresentações no "Top Ten Club", enquanto tocavam foram abordados por Tony Sheridan para serem a sua banda de apoio, durante os concertos na Alemanha e numa série de gravações para a alemã Polydor Records, produzidas pelo famoso Bert Kaempfert.
Bert Kaempfert viu-os tocar juntos e sugeriu que gravasse um disco. Kaempfert. pensava que Sheridan era a estrela e o disco saiu sem que os Beatles vissem uma referência ao nome da banda.
Foi assim que Tony gravou com os Beatles sete canções que deu origem ao álbum "Tony Sheridan and The Beat Brothers". Entre vários sucessos destaca-se "My Bonnie", "The Saints" e "Ain't She Sweet". Mais tarde quando os quatro fabulosos fizeram o mundo cair a seus pés, o álbum foi então relançado citando os Beatles.
Dos sete títulos, apenas dois foram gravados com os quatro elementos dos Beatles - ainda com Pete Best na bateria, Ringo não fazia parte da banda nessa época. A certa altura John Lennon garantiu que tinham sido gravadas mais de sete canções, mas a existirem nunca forma encontradas. Ringo Star chegou a tocar na banda de Tony Sheridan quando ainda não fazia parte dos Beatles.
Tony Sheridan foi uma das duas únicas pessoas a partilhar um crédito num disco dos Beatles. A outra foi Billy Preston. Os Beatles costumavam chamá-lo de  “o professor” pois aprenderam muito com ele, que também fora o responsável por levá-los pela primeira vez para um Studio de gravação.
A notícia da sua morte foi colocada pela família no Facebook onde se pode ler: " Ao nosso amado pai e amigo! Obrigado pelo teu amor e inspiração. Deixaste-nos hoje ao meio-dia".
Ainda não foram revelados detalhes sobre a sua morte.


Na foto acima os Beatles e Tony Sheridan dividem o palco em Hamburgo, na Alemanha.




sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pôster mostra os Beatles e suas faces


Encontrado na web, este pôster de autor desconhecido tem o mérito de destacar os Beatles e seus rostos em várias fases de suas carreiras solo. Paul e Ringo possuem fotos  mais recentes.
Hoje Paul tem 70 anos e Ringo 72 anos. John Lennon possui uma foto do ano de sua morte em 9 de outubro de 1980, com 40 anos. George Harrison  faleceu em 29 de novembro de 2001 com  58 anos. Em sua sequencia de fotos ele também possui uma foto do ano de sua morte.
A curiosidade fica por conta do mix fotográfico e do mapeamento das carreiras solo sob  este ponto de vista.


 



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os Beatles e a nudez!




Dentro  do universo  estético  dos Beatles, podemos notar que não existe a utilização da nudez nas capas de seus discos. Isso é muito claro. Suas criações eram muito bem planejadas e nada era feito ao acaso. Onde realmente não havia critério e controle algum sobre suas capas foram nos primeiros anos, principalmente com material lançado fora do Reino Unido. Particularmente os chamados “sigles”(compactos no Brasil). Cada gravadora local fazia o que queria e hoje, temos uma inacreditável variedade de capas, do Japão à Argentina, que variam de um cuidado elegante com o design gráfico, ao apelo extremo popular .Mas como aconteceu esta abordagem estética em suas carreiras solo ?
Pesquisando a obra de todos , há apenas duas ocorrências respectivamente. Uma de John Lennon, muito conhecida  e outra de Paul McCartney.
Neste post abordarei primeiro a de Paul McCartney, a mais recente. A de John fica para outro post.
Paul McCartney é conhecido por ter uma produção musical enorme. Sua disposição para compor e produzir é invejável.
Pelos idos dos anos 90, ele se une com o produtor e baixista Youth (ex- Killing Joke), para lançar um LP sob o codinome “The Fireman”. O álbum, Oceans Ships Forest, com música eletrônica, foi lançado em 1993.Naquele momento ninguém sabia que se tratava de uma obra de Sir Paul pois não havia nenhuma informação a esse respeito na capa do LP.
Em 1998  lançou Rushes que, através de um vazamento para a  imprensa, fora divulgado como um disco de Paul McCartney. O Fireman gravou 3 versões da música “Fluid” e em 1999 foi lançado o single em vinil apenas no Reino Unido, The Fireman - Fluid  (Out Of  Body  with  Sitar  mix), sendo esta a única com a utilização do instrumento indiano.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Caricatura Beatles do Rampazzo















O blog faz uma rápida entrevista com Marcelo Rampazzo, confira!



Cartunista e ilustrados, nascido em São Paulo, 27/08/1980
Sou formado em Licenciatura em Educação Artística, bacharelado em artes plásticas , FAAM 2003
Trabalho caricaturas ao vivo em eventos desde 1995.
Em 2001 comecei a trabalhar com o mercado editorial e publicitário, impresso e web.
Atualmente continuo trabalhando com ambos, caricaturas ao vivo e encomenda,
 ilustração editorial e   publicitária.

BDA- Quando começou a se interessar em fazer caricaturas?

Rampazzo - Em 1995 no curso de caricaturas que fiz na ABRA (acad. brasileira de artes) .

BDA- Qual técnica costuma utilizar na elaboração desta arte?

Rampazzo - Depende muito do resultado final que escolho, mas geralmente esboço
 no lápis e finalizo no photoshop's. 

BDA- Como foi seu contato com a arte dos beatles?

Rampazzo - Foi de primeiro grau, meus pais me apresentaram o som na década
 de 60 numa tarde de domingo enlouquecidos de   cogumelos. 
Infelizmente , na verdade, eram nas tardes de almoço familiar, mas foi num domingo.

BDA- De todas as fases da banda , qual é a estética visual que mais te agrada, 
incluindo as capas dos discos?

A fase  RESTART Psicodélica pra mim é incomparável!