sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

2ª Expo Beatles- Preto El faz homenagem Hip Hop!


O Hip Hop inegavelmente, resgata o espírito Beatle de paz, amor e justiça social tão defendido por John Lennon e sua banda, em várias músicas e entrevistas. Nesta segunda exposição na Ibérica Cultural, em São Caetano do Sul, SP, será marcada com um ícone da cultura hip hop nacional, realizador de 3 festivais da cultura, denominados "Singela homenagem" e responsável por trazer o pai do hip hop mundial ao ABC paulista,Áfrika Bambaataa: DJ Preto El!

Segue a entrevista com o DJ Preto El e algumas dicas sobre sua apresentação para homenagear os Beatles dia 15 de dezembro próximo:

BDA: Preto El, qual o seu primeiro contato com a obra dos Beatles?

Preto El: O meu primeiro contato com os Beatles, com certeza, foi na infância por influência da minha irmã que ouvia muito o rádio em casa e fui sendo inserido no universo musical dessa forma, consequentemente, com as músicas dos Beatles. Mas uma das músicas que marcou a minha infância foi a parceria de Paul MacCartney e Michael Jackson com a música 'Say say say'.
Depois disso veio a paixão pelos vinis e quando vi, já tinha uma pequena coleção de compactos e LPs dos Beatles, inclusive, o de capa branca... rsrs. 

BDA: Fale sobre a cultura hip Hop e seu trabalho nesse universo cultural.

 Preto El: Minha aproximação à cultura Hip Hop se deu no início da década de 1990 quando ouvi pela primeira Thaíde & DJ Hum com a música 'Corpo Fechado'. Fiquei fascinado com a batida, com a letra e a forma que eles estavam usando para expressar os seus pensamentos. A partir dali, comecei a me aventurar no mundo da escrita e compus minhas primeiras letras, ainda bem primárias, na escola. Dai pra frente, o envolvimento com a cultura foi gradual até que, em 1993, participei de duas oficinas de discotecagem em um centro cultural perto de casa. Os oficineiros eram DJ Hum (ex Thaíde e DJ Hum) e DJ KL Jay (Racionais MCs). Outras duas paixões me tomava naquele momento: a arte da discotecagem e o de colecionador de vinis. 
De lá pra cá, venho acumulando muitas histórias de pessoas que conheci no meio desse percurso. Tive a felicidade de conhecer pessoas que mexeram a massa do concreto que está na fundação da cultura Hip Hop brasileira e penso que a cultura está completamente ligada à educação desse país, pois ela trabalha e prepara uma parcela da população que é, infelizmente, excluída e esquecida por muitos políticos!
Mas, 'vamo que vamo que o som não pode parar' (Thaíde & DJ Hum).

  
BDA: O que achou da performance do Linking Park, Jay Z e o Paul McCartney em Yesterday misturando com o Hip Hop?


Preto El: A performance que envolve Jay Z, Linkin Park e Paul sela o que eu chamo de 'A redenção do mundo à cultura Hip Hop'. Na minha visão particular de mundo, a música RAP alcançou um nível de musicalidade incrível e eu noto como o mundo a enxerga hoje em dia: com uma certa curiosidade de saber como se faz e quais caminhos iremos percorrer daqui pra frente. Não é de hoje que existem as grandes parcerias entre os artistas de estilos musicais diferentes e posso citar a parceria entre Aerosmith e RUN DMC, mas estamos vivendo em uma era em que Jay Z é uma das figuras que mais gera receita nos EUA e da lenda viva que é o Paul, então, a cultura Hip Hop conquistou um status que antes não se tinha! Só não podemos nos enganar de que vencemos a guerra, ou que podemos deixar de lado nossos protestos, abaixar a guarda. Muito pelo contrário! Agora é a hora de nos reafirmarmos enquanto a parte da população que sempre esteve excluída e que sempre lutou para estarmos em situações melhores. 

BDA: O que você está preparando para apresentar no dia 15 de dezembro, na
abertura da 2ªExpo Beatles de S. Caetano do Sul?

Preto El: Estou produzindo, com os clássicos dos Beatles, uma série de músicas para serem mixadas por mim ao vivo no dia 15 de dezembro. Para a produção, estou utilizando 'Break Beats' usados normalmente para a produção da música instrumental RAP como, por exemplo, James Brown em 'Funk Drummer' (http://www.youtube.com/watch?v=dNP8tbDMZNE). O resto é surpresa.  rsrs. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário