quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Beatles, precursores do grafite?

O grafite é uma manifestação artística essencialmente urbana e contemporânea. Representada por pinturas e desenhos em muros e espaços públicos nas grandes cidades, possui associação direta com o hip-hop, manifestação musical que surgiu também nas ruas. Esta forma de expressão urbana aparece nas ruas de Paris em maio de 1968, durante a histórica revolução cultural, que sacudira o governo Gaullista forçando-o a convocação de novas eleições parlamentares naquele ano. O filme de Bernardo Bertolucci, Os Sonhadores, conta a história de três jovens que, durante esse período de 1968, observam os acontecimentos pela janela do quarto, excelente retrato de uma época de mudanças.

Na foto acima Jean-Michel Basquiat.
Nos Estados Unidos, foi Jean-Michel Basquiat , de origem haitiana, que ao longo da década de 1970, desenvolve sua arte nos muros de Nova York, principalmente nos bairros que eram redutos de intelectuais e artistas, tornando-o conhecido. O grafite sempre esteve ligado à urbanidade, a livre manifestação de idéias e a quebra de padrões convencionais estéticos nas grandes cidades.



Nas duas imagens acima, uma amostra dos grafites de Basquiat.

Mas, o que exatamente, o grafite tem relação com os Beatles e sua estética?
Os FAB Four sempre estiveram na vanguarda musical e artística de seu tempo.
Quando eles resolveram se tornar empreendedores, sob orientação de uma consultoria para a diversificação de seus investimentos e atividades, fundaram a Apple Corps. Na verdade esta empresa era uma holding atuando como gravadora, financiadora de filmes, empreendimentos artísticos e até uma boutique. A história da boutique dos Beatles é curiosa. Eles contrataram os serviços de um grupo holandês denominado The Folls, para pintar a fachada da loja com temas psicodélicos e animar sua inauguração em Londres, em plena  Baker Street, em 5 de dezembro de 1967, antes das manifestações em Paris e antes dos grafites de Basquiat.

Fachada da Boutique dos Beatles.

Obviamente, a pintura não era considerada um grafite, pois não havia este conceito na época, mas, seriam os Beatles precursores do grafite como conhecemos hoje?
A semelhança é grande e a contribuição está dada. Uma pena a prefeitura ter intimado os empreendedores a repintarem o prédio, após protestos veementes dos lojistas locais e conservadores de plantão.

Aguardem mais textos sobre este assunto neste blog.

2 comentários:

  1. Mais uma adiante do seu tempo, né, Mastrotti? muito bom.
    abs

    ResponderExcluir
  2. O grafite foi criado na Antiga Grécia, porém não é "essencialmente urbana e contemporânea"

    ResponderExcluir