domingo, 30 de setembro de 2012

Entrevista com o caricaturista Manga


Cassio Manga é chargista, diretor de arte, ilustrador e poeta. Estudou arquitetura na FAU, trabalhou em algumas agências de publicidade, como Denison e Usyna. Já publicou na Folha de São Paulo, no Pasquim, tendo feito várias capas. Fez capas também para a revista Primeira Leitura e Courier (Japão). Colaborou com as revistas Five Stars (onde ilustrou Ignácio de Loyolla Brandão, Ivan Ângelo e José Nêumanne Pinto), O Paulistano, Meu Próprio Negócio, Circuito, Bella Vitória e o Fanzine PnoB.
Hoje ilustra o quadro “Pra Quem Você Tira o Chapéu”, do Programa Raul Gil.
Inúmeras exposições, entre elas algumas no Metrô e no Salão de Humor de Piracicaba.
Tem um livro de palindroemas (poemas em palíndromos) ilustrados lançado na Casa das Rosas.
Apresentou também o quadro de comédia “stand-up” - Deu pano pro Manga- em bares e teatros.
Tem duas músicas produzidas, Barata na Orelha e A Dama Amada.


BDA- Quando começou seu interesse pela caricatura?
Manga-  Desde sempre! Lembro de querer fazer um desenho, aos 5,6 anos, do meu avô e comentar que, como ele tinha nariz grande, eu ia exagerar. Fui suspenso algumas vezes na escola por fazer a carica dos professores. Na verdade eram charges, pois sempre os colocava em situações esdrúxulas e era isso que incomodava mais.

BDA- Fale das técnicas que gosta de utilizar em seu trabalho.
Manga-  Já trabalhei com guache, ecoline, aerógrafo, nanquim, mas faz muito tempo que não sujo as mãos rsrs. Hoje em dia, com caneta e mesa digitalizadora, o desenho já nasce no computador. Uso ocasionalmente o Painter (para uma apresentação mais artística) e o Illustrator (para caricas mais sintéticas), mas normalmente uso o Photoshop.

BDA- Quando conheceu os Beatles, como foi isso pra você?
Manga-  Também desde que me conheço por gente (o iê-iê-iê no Brasil veio deles). Depois, no começo dos anos 80, quando estava na faculdade, houve uma segunda onda de "beatlemania" e suas músicas eram um "must" em rodas de violão, tão em voga nas bichogrilentas festas. Fiquei conhecendo o repertório todo dos Beatles, quase de cor.
BDA- Neste ano os Beatles completam 50 anos. Como resume sua importância artística e social?
Manga- De longe a banda mais importante do Rock & Roll, a mais influente, revolucionária. A que mais representou a juventude, seus anseios, sonhos em uma das épocas mais produtivas culturalmente. Influência que vem até os dias e hoje e existirá para sempre. Literalmente, Beatles forever.


Um comentário: